É motivo de júbilo e de alegria, celebrar a nossa vocação comum de batizados, isto é, a santidade. No espírito de Lumen Gentium somos impelidos a tomar consciência desta vocação universal. Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos somos chamados à santidade: “Deveis ser perfeitos, como vosso Pai Celeste é perfeito” Mt 5,48. 

São João Paulo II nos recordou que a Igreja, desde das origens apostólicas reconhece que alguns batizados, seguindo mais de perto o exemplo de Cristo, seja com a efusão de seu sangue, seja com o exercício heróico das virtudes, dão fúlgido testemunho do reino dos céus.

A fé que professamos nos ensina que somente Deus é santo; significa literalmente aquele que é separado. Deus é único, absoluto. Nós o proclamamos na verdade: “Vós sois santos e fonte de toda santidade”. Mas, a nossa fé também nos ensina que este Deus, santo e pleno, curva-se carinhosamente com a encarnação diante de nós, para que possamos participar da sua plenitude e da sua santidade. 

A santidade que possuímos deve aparecer no nosso modo de viver, nas nossas ações e atitudes. O modelo de toda a santidade é Jesus, o bem-aventurado. Portanto, o martírio não é algo que ficou nos anais da história da Igreja. Ainda hoje, muitos cristãos são martirizados. Portanto, não podemos esquecer que a santidade é para todos nós. Somos chamados a este convite todos os dias. 

É com imenso sentimento de gratidão, de alegria, júbilo e esperança que agradecemos o trabalho incansável de tantos padre e leigos. Um agradecimento especial a memória do Monsenhor Mattioli e aos bispos que passaram por essa diocese, que estimularam o processo. Aqui recordamos Dom Fernando Panico e Dom Gilberto Pastana. 

Recebemos da congregação para a causa dos Santos, assinada pelo cardeal-prefeito, a carta datada do dia 31 de março, nos comunicamos que a Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva, será beatifica, em uma celebração solene, no dia 24 de outubro, data comemorativa do martírio da Serva de Deus. Com júbilo e alegria proclamamos a data da beatificação da Menina Benigna, martirizada em nossa Diocese. Deus seja louvado!