• 1941EXPRESSÃO DO POVO

    Após a morte de Benigna, em 1941, começaram diversas manifestações espontâneas de pessoas devotas. No local do martírio foi erguido um pequeno monumento, sobre o qual tinha uma cruz e uma lápide, onde populares faziam orações, acediam velas e pagavam promessas. Esse movimento se deu de forma espontânea e silenciosa por muitas décadas.

  • 2004INÍCIO DAS ROMARIAS

    Um grupo de leigos, coordenados por Ary Gomes e Sandro Cidrão, começaram a organizar uma celebração, na comunidade de Inhumas, no dia 24 de Outubro, data do martírio de Benigna. A primeira celebração aconteceu no ano de 2004, sendo presidida pelo Pe. Elias Ribeiro Neto, pároco de então.

  • 2005CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL

    Em 2005, começou a ser construído o pequeno memorial, por inciativa do grupo de leigos e apoio da comunidade local. Em mutirão e com a realização de campanhas de arrecadação, o memorial foi erguido e entregue oficialmente à Paróquia Senhora Sant’Ana, em 24 de Outubro de 2007.

  • 2010APOIO DA DIOCESE

    Na 7ª romaria, realizada em 24 de outubro de 2010, o bispo de Crato, dom Fernando Panico presidiu a Santa Missa e propôs fazer um estudo sobre a vida e o testemunho de Benigna, para introduzir uma causa de beatificação, sob a coordenação do Mosenhor Vitaliano Mattioli, designado postulador.

  • 2011COMISSÃO PAROQUIAL

    Foi constituída uma comissão paroquial, em Santana do Cariri, sob a coordenação do pároco Pe. Paulo Lemos Pereira, no ano de 2011, para colher relatos de graças, registrar depoimentos de contemporâneos de Benigna, elaborar uma biografia e auxiliar na organização das romarias. 

  • 2020CONSAGRAÇÃO DA CAUSA

    A causa de beatificação da menina Benigna foi consagrada à Senhora Sant’Ana, padroeira da Paróquia de Santana do Cariri, em solene celebração realizada no dia 01 de janeiro de 2012, sob a presidência do bispo diocesano dom Fernando Panico.

  • 2012PEREGRINAÇÃO DAS RELÍQUIAS

    Percorreram as comunidades da Paróquia Senhora Sant’Ana, objetos que pertenceram a Mártir Benigna Cardoso, durante o mês de abril de 2012. Na ocasião foram realizadas celebrações motivando os paroquianos a participarem da I Romaria Forânea.

  • 2012EXUMAÇÃO DOS RESTOS MORTAIS

    Com autorização judicial e acompanhamento do Monsenhor Vitaliano Mattioli e membros da comissão paroquial, foi realizada no dia 27 de abril de 2012 a exumação dos restos mortais da menina Benigna Cardoso, no Cemitério Público São Miguel, em Santana do Cariri.

  • 2012ROMARIA FORÂNEA E TRANSLADO DOS RESTOS MORTAIS

    No dia 26 de maio de 2012 ocorreu uma romaria com as paróquias que formam a Região Forânea V, da Diocese de Crato, em Santana do Cariri. Na oportunidade também aconteceu a transladação dos restos mortais da Mártir Benigna Cardoso, que foram depositados na entrada da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana.

  • 2012PRIMEIRA ROMARIA DIOCESANA

    No dia 24 de Outubro de 2012, recordando os 71 anos do martírio de Benigna Cardoso, aconteceu a 9ª Romaria, com a participação de representantes de quase todas as Paróquia da Diocese de Crato, reunindo cerca de quinze mil pessoas.

  • 2013NIHIL OBSTAT (NADA IMPEDE)

    Em 31 de Janeiro de 2013, a Diocese de Crato recebeu correspondência da Congregação para a Causa dos Santos, comunicando a concessão do “Nihil Obstat”, ou seja, o “Nada Impede”, para abertura do processo diocesano de beatificação de Benigna Cardoso.

  • 2013ABERTURA DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

    A solenidade de abertura do processo diocesano de beatificação da menina Benigna Cardoso, ocorreu no dia 16 de Março de 2013, no auditório da Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, na cidade de Crato-CE. Na ocasião foi realizado o juramento dos membros do tribunal eclesiástico.

  • 2013SESSÃO DO TRIBUNAL ECLESIÁSTICO

    Como etapa do processo de beatificação da Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva, foi realizada no dia 19 de abril de 2013, nas dependências da Casa Paroquial de Santana do Cariri, a sessão do tribunal eclesiástico para juramento das testemunhas que deram seu depoimento no referido processo.

  • 2013ENCERRAMENTO DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

    O processo de beatificação de Benigna Cardoso foi encerrado na Diocese de Crato, no dia 21 de Setembro de 2013. A solenidade também aconteceu no auditório da Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, na cidade de Crato-CE. Nesse dia foi selada a caixa com o processo, para ser enviada à Causa dos Santos.

  • 2013ENTREGA DO PROCESSO NA CAUSA DOS SANTOS

    No dia 07 de outubro de 2013, o bispo de Crato, dom Fernando Panico, acompanhado do Monsenhor Vitaliano Mattioli, postulador diocesano, fizeram a entrega da caixa contendo o processo de beatificação de Benigna Cardoso, na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma.

  • 2014INÍCIO DA FASE ROMANA DE BEATIFICAÇÃO

    No dia 21 de março de 2014, o professor Vittorio Capuzza, postulador da causa de Benigna, na fase romana, na presença do Subsecretário da Congregação da Causa dos Santos, Monsenhor Giacomo Pappalardo, realizou a abertura da caixa selada, expedida pela diocese de Crato, contendo o processo diocesano de beatificação de Benigna Cardoso. Na ocasião a Congregação realizou um curso para capacitação de postuladores e juízes de causas de beatificação de todos os continentes, usando como modelo o da Mártir Benigna Cardoso.

  • 2014JUBILEU DA JUVENTUDE

    Dentro das comemorações do ano jubilar da Diocese de Crato, por ocasião do seu centenário, aconteceu em Santana do Cariri, no dia 18 de maio de 2014, o jubileu da juventude tendo como motivação o exemplo de santidade da Serva de Deus Benigna. Cerca de oito mil pessoas participaram do evento religioso.

  • 2014JUBILEU DO CLERO

    Também como evento em preparação para o centenário da diocese, foi realizado o jubileu dos sacerdotes. No dia 06 de agosto de 2014, dezenas de padres do clero diocesano participaram de Celebração Eucarística em Santana do Cariri, rezando pela beatificação de Benigna. Neste dia foi apresentada ao clero diocesano, a biografia oficial da Heroína da Castidade.

  • 2014VISITA DO CARDEAL D. JOÃO BRAZ E BISPOS DO REGIONAL NE 1

    Esteve em Santana do Cariri, no dia 02 de Setembro o Cardeal Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica no Vaticano, acompanhado de 13 bispos, do Regional Nordeste I, que compreende o estado do Ceará. A comitiva visitou a Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana e o memorial de Benigna, no Bairro Inhumas.

  • 2015VALIDAÇÃO DO PROCESSO DIOCESANO DE BEATIFICAÇÃO

    A Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, com um decreto de 23 de janeiro de 2015 reconheceu a validade jurídica do processo diocesano de beatificação da Mártir Benigna Cardoso da Silva.

  • 2018PREPARAÇÃO E APROVAÇÃO DA POSITIO

    Após a preparada a Positio Super Martyrio (Posição sobre o Martírio), em 18 de outubro de 2018, foi realizado o Congresso Especial de Consultores Teológicos que se manifestou favoravelmente a aprovação da Positio, reconhecendo o Martírio de Benigna Cardoso.

  • 2019COMISSÃO DE CARDEAIS E PADRES CONFIRMAM A POSITIO

    Os Cardeais Padres e Bispos, na Sessão Ordinária da Congregação dos Santos, em 24 de setembro de 2019, presidida pelo Cardeal Angelo Becciu, reconheceram que a Benigna Cardoso foi morta por sua fidelidade a Cristo e à Igreja, confirmando o seu martírio.

  • 2019APROVAÇÃO DA BEATIFICAÇÃO

    O Santo Padre, o Papa Francisco, recebeu em audiência, no dia 02 de outubro no Vaticano, o Cardeal Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. Na Audiência, o Papa autorizou a Congregação a promulgar o Decreto que autoriza a beatificação da Mártir Benigna Cardoso.

  • 2020ANÚNCIO DA DATA DA BEATIFICAÇÃO

    No dia 21 de janeiro de 2020, o bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, anunciou a data da celebração de beatificação, marcada pela Congregação da Causa dos Santos, para o dia 21 de outubro de 2020. Com o advento da pandemia da Covid-19 a celebração foi adiada.

  • 2021PREPARAÇÃO DAS RELÍQUIAS

    No mês de janeiro de 2021, foi realizada a abertura da urna contendo os restos mortais da Venerável Benigna Cardoso, depositados na entrada da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, em Santana do Cariri. O processo de tratamento e preparação das relíquias foi confiado ao Pe. Tiago Henrique Medeiros, sacerdote da Diocese de São José do Rio Preto-SP.

  • 2021CELEBRAÇÃO E RITO DE LACRAÇÃO DOS RELICÁRIOS

    No dia 21 de outubro de 2021, dentro da programação da 18ª romaria de Benigna, na Igreja Matriz de Santana do Cariri, foi realizada a solene celebração Eucarística, com o rito de lacração dos relicários, contendo os ossos da Mártir Benigna Cardoso. Na oportunidade foram distribuídas as relíquias de terceiro grau, contendo pedaços dos tecidos que envolveram os ossos de Benigna na sessão de tratamento das relíquias.

  • 2022Inicio da Reconstrução Facial

    Início do trabalho de reconstrução Facial de Benigna pelo Renomado Design 3D e perito forense Dr. Cicero Moraes e equipe.

  • 2022Episcopado de Dom Magnus

    Episcopado de Dom Magnus - Anuncio oficial da data definitiva da Beatificação

  • 2022Lançamento do logotipo oficial da Beatificação

    Lançamento do logotipo oficial da Beatificação

    Mateus Quintans - Desiner Grafico. Tem em seu histórico trabalhos como a identidade visual dos 150 anos de sacerdócio do Padre Cícero Romão Batista, a diagramação do livro do Acervo do Memorial Padre Cícero e, atualmente, desenvolve o material gráfico para a Basílica de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte.