No entardecer da primeira sexta-feira do mês de julho (1), dia tradicionalmente devotado ao Sagrado Coração de Jesus, os paroquianos de São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte-CE, acolheram a peregrinação com o quadro e as relíquias de segundo grau da mártir Benigna Cardoso da Silva. Na forania II, que corresponde às paróquias localizadas nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Caririaçu, a Matriz de São José foi a primeira a receber a visita da ação missionária que continuará na região forânea II até o final deste mês.
Entoado com entusiasmo, o hino dedicado à heroína da castidade embalou os fiéis para o início do primeiro dia de programação na Paróquia São José, que contou com Celebração Eucarística presidida pelo Padre Paulo Evangelista, sacerdote responsável pela missão da mártir Benigna em preparação à beatificação, e concelebrada pelo Padre Adelino Dantas, pároco da Matriz de São José do Limoeiro.
A expectativa do Padre Paulo Evangelista é que, assim como nas foranias já visitadas, esta nova etapa da peregrinação seja uma oportunidade para que “o povo de Deus que tem o desejo de conhecer mais e profundamente a história de Benigna possa manifestá-lo”, e acrescentou: “Nós iniciamos a nossa peregrinação (pela forania II) na Missa Votiva ao Sagrado Coração de Jesus, recordando que Benigna era também uma devota do Sagrado Coração de Jesus; assim a gente pode unir à palavra à vida da menina e perceber como Benigna, de fato, é um modelo de vida e santidade para todos nós”.
As relíquias e o quadro da venerável Benigna Cardoso permaneceram na paróquia do bairro limoeiro até o sábado, 2 de julho, onde, às 15h, foi promovido um momento de partilha, assessorado pelo padre Paulo, que conversou e tirou algumas dúvidas dos paroquianos sobre a história, a beatificação e a manifestação de santidade na vida da menina. O encontro findou com a invocação da bênção de Deus sobre os presentes, que foram convidados a seguir o exemplo de Benigna e serem testemunhas fiéis de Cristo.
Padre Adelino Dantas, pároco da Matriz de São José, considerou que este foi um momento “enriquecedor”, que veio para somar e fortalecer a devoção à serva de Deus já existente entre muitos dos paroquianos do patriarca São José: “Esta é uma paróquia em que as pessoas procuram muito no período de outubro montar caravanas para participar da romaria de Benigna. E essa é uma oportunidade para vermos um pouco mais da história e da importância dessa beatificação para nossa diocese, e não só para ela, mas para a Igreja como um todo”, disse o sacerdote.
Saiba mais
Conduzida pelo Padre Paulo Evangelista, a missão rumo à beatificação segue percorrendo todas as paróquias do território diocesano de Crato com a imagem e as relíquias da venerável Benigna Cardoso. O objetivo é propagar a história de vida e as virtudes da menina nascida em Santana do Cariri, martirizada em 1941, aos 13 anos de idade, e que será beatificada no dia 24 de outubro deste ano em cerimônia realizada na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato-CE. Ela será a primeira beata cearense e a quarta mártir brasileira.
Por Nayane Moreira