Encerramento da 1ª Festa e 20ª Romaria da Beata Benigna Cardoso

Abertura da 1ª Festa e 20ª Romaria da Beata Benigna Cardoso, em Santana do Cariri (CE)
Romaria 2024
Show all

Encerramento da 1ª Festa e 20ª Romaria da Beata Benigna Cardoso

No dia 24 de outubro de 2023, data em que se fez memória dos 82 anos do martírio da Beata Benigna Cardoso, foi concluída em Santana do Cariri (CE), a primeira festa e vigésima romaria em honra da jovem-mártir. O dia foi celebrado com diversas atividades religiosas e reuniu milhares de devotos dos municípios da Região do Cariri, do Ceará e de outros Estados.

Logo ao amanhecer do dia festivo, por volta das 6h da manhã, no Sítio Oiti, no local onde ocorreu o martírio da Heroína da Castidade, foi celebrada a primeira missa, sob a presidência do pároco de Santana do Cariri (CE), Pe. Idemário Muniz, com boa participação dos devotos.

No Santuário da Beata Benigna, localizado no Bairro Inhumas, foi oficiada a segunda celebração eucarística em memória da Bem-aventurada, sendo presidida pelo Pe. Cícero Cladson, Administrador da Área Pastoral Bom Jesus, no distrito do Caldas, município de Barbalha (CE).

Na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, às 11h, foi celebrada a terceira missa do dia, que é conhecida por missa das flores, pois, os devotos da Beata Benigna Cardoso levam flores para depositar sobre o seu túmulo, que fica na entrada da Matriz. A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Marcus Dantas, Vigário da Região Forânea V e pároco de São Francisco, no município de Salitre (CE).

Durante todo o dia foi intensa a movimentação dos devotos que chegavam em caravanas para visitar o Santuário, o local do martírio e para participarem da programação de conclusão da romaria, com a missa solene.

Por volta das 15h, no Santuário do Bairro Inhumas que já estava repleto da multidão de fiéis, houve a reza do terço da misericórdia e show de evangelização com o Pe. Paulo Evangelista, pároco de São Miguel, em Crato (CE). Às 16h, hora em que ocorreu o martírio da Beata Benigna Cardoso, os devotos iniciaram a procissão com a imagem da Heroína da Castidade.

No largo da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, no centro de Santana do Cariri (CE), aconteceu a missa solene de conclusão da festividade religiosa, presidida por Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, Bispo Diocesano de Crato, e concelebrada por dezenas de sacerdotes.

Na homilia, Dom Magnus Henrique destacou a figura da “santinha” de Santana do Cariri, ecoando como um convite à reflexão, quando ele afirmou:

“Benigna deixou sua quartinha – o seu pote – e foi ao encontro Daquele que é a verdadeira fonte, banhando suas vestes no sangue do Cordeiro. A vida ceifada de Benigna faz eclodir a força do Evangelho. Prova disso é o fato de estarmos hoje celebrando o Mistério Pascal do Ressuscitado, que se manifesta na vida desta jovem. Queridos irmãos e irmãs, na época em que Benigna banhou suas vestes, seu vestido vermelho de bolinhas, ‘Heroína da Castidade’, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha.” Hoje, recordamos o luto e a tristeza de 82 anos atrás, quando seu corpo era semeado e regado com lágrimas que clamavam a Deus pelo sangue do Cordeiro, cantando jubilosos, hoje, “Benigna, ó mártir da pureza, tua fonte de água pura foi o amor de Jesus Cristo”.

Texto: Danilo Sobreira / Com informações do Site da Diocese de Crato

Fotos: PASCOM – Paróquia Sra. Sant’Ana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *